A festa dos museus

16 de maio é a Noite dos Museus e 18 de maio é o Dia Internacional dos Museus (DIM).

Instituído, em 1977, por iniciativa do Conselho Internacional dos Museus (ICOM), constitui uma ocasião privilegiada de comunicação com uma audiência alargada, muito para lá do público habitual, e em moldes fluídos e dinâmicos, pouco frequentes nas rotinas quotidianas.

Dia Internacional dos Museus 2015 Fonte: ICOM

Dia Internacional dos Museus 2015
Fonte: ICOM

Segundo o ICOM, o objetivo deste dia é sensibilizar o público para o papel do museu na sociedade, sob o princípio de que “Museums are an important means of cultural exchange, enrichment of cultures and development of mutual understanding, cooperation and peace among peoples.” (ICOM, 2015) Em cada ano é definido um tema congregador da reflexão em torno da missão do museu. Para 2015, a epígrafe é “Museus para uma sociedade sustentável”.

O museu assume-se como entidade responsável e promotora do desenvolvimento sustentável, quer através de uma gestão rigorosa e solidária dos recursos, quer através da consciencialização dos públicos para a sustentabilidade ambiental e para os efeitos nefastos dos atuais modelos económicos e sociais para o equilíbrio do planeta. Ampliando o conceito de sustentabilidade, habitualmente circunscrito às questões relacionadas com a proteção do ambiente, o crescimento económico e a equidade social, a uma quarta área emergente, relacionada com a diversidade cultural, enquanto património comum da humanidade e fator de desenvolvimento, nos termos em que foi definida pela Declaração universal sobre a diversidade cultural (UNESCO, 2002).

O DIM celebra-se em cerca de 30.000 museus, em todo o mundo e, consoante os países, as iniciativas circunscrevem-se a este dia ou estendem-se ao fim-de-semana mais próximo, por vezes, a toda a semana ou ao longo do mês.

Em articulação com o DIM, o ministério francês da Cultura e da Comunicação (MCC) criou, em 2005, a Noite Europeia dos Museus que contou, nesse ano com a participação de 700 museus em França e 450 noutros países da Europa. Na décima edição, em 2014, estes números aumentaram para 3300 museus aderentes em 30 países europeus, incluindo Portugal, com cerca de 2 milhões de participantes (cfr. France, 2015). A abertura do museu à noite torna-se pretexto para uma série de animações “surpreendentes, lúdicas, científicas e pedagógicas”, realizadas num “contexto festivo e insólito” (id., ibid.)

Nuit européenne des musées 2015  Fonte: MCC © Atelier C&J

Nuit européenne des musées 2015
Fonte: MCC © Atelier C&J

Em Portugal, segundo os dados e o programa fornecidos pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC), cerca de 70 museus de todo o país participam no DIM com uma programação de mais de 400 atividades previstas e com entrada livre, das quais 140 na Noite dos Museus (cfr. DGPC, 2015), no dia 16 de maio, com entrada gratuita a partir das 18 horas.

Museu de Arte Contemporânea: imagem processada sobre fotografia do

Museu de Arte Contemporânea: imagem processada sobre fotografia do

Uma oportunidade anual para “ver” o museu com outros olhos, com visitas orientadas em espaços inéditos e reservados, propostas de (re)leituras dos objetos, conferências, sessões de teatro e cinema, ações performativas, oficinas, inaugurações… Propostas para viver o museu de uma forma mais descontraída e lúdica do que é permitido nos restantes dias do ano. Mas, talvez, também uma oportunidade para refletir sobre a “sustentabilidade” do museu, através da observação daquilo que os visitantes, regulares ou acidentais, verdadeiramente querem obter, daquilo que os emociona e faz vibrar durante esta festa museológica.

Referências:
DGPC. (2015). Dia Internacional dos Museus, 2015 Noite dos Museus: Programa geral. Disponível em http://patrimoniocultural.pt/pt/agenda/atividades-rpm/dia-internacional-dos-museus-2015-noite-dos-museus/
France. Ministère de la Culture et de la Communication. (2015). La nuit européenne des musées. Disponível em http://nuitdesmusees.culturecommunication.gouv.fr/
ICOM. (2015). International Museum Day: Museums for a sustainable society. Disponível em http://network.icom.museum/international-museum-day/L/1/
UNESCO. (2002). Declaração universal sobre a diversidade cultural. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s