Las Edades del Hombre, prémio Patrimonio 2014

A fundação Las Edades del Hombre (LEdH) foi distinguida com o Premio Patrimonio 2014, atribuído pelo Grupo Ciudades Patrimonio de la Humanidad de España (GCPHE), atendendo à “su contribución a la conservación y difusión del patrimonio histórico y cultural, en coincidencia con el 25 aniversario de su primera exposición” (GCPHE, 2014, 12 jul.).

Monasterio de Santa María de Valbuena, sede de Las Edades del Hombre  Foto: Lourdes Cardenal, 2002.

Monasterio de Santa María de Valbuena, sede de Las Edades del Hombre
Foto: Lourdes Cardenal, 2002.

Las Edades del Hombre, de tutela religiosa, com sede no Monasterio de Santa María de Valbuena, em Valladolid, tem como objetivo a conservação, estudo e promoção do património artístico e religioso na comunidade autónoma de Castilla y Léon. Com esse propósito, organiza, desde 1988, exposições temporárias, com periodicidade quase anual, estando em curso a edição XIX, Eucharistia, nas igrejas de Santa María e de San Juan em Aranda de Duero, e preparando a edição XX, comemorativa do 5.º centenário de Santa Teresa de Jesus, no próximo ano, em Alba de Tormes e Ávila.

Las Edades del Hombre: Eucharistia, Aranda de Duero, 2014.

Las Edades del Hombre: Eucharistia, Aranda de Duero, 2014.

O objetivo subjacente, ainda que claramente assumido e confesso, é a evangelização. “Estos objetivos se materializan en toda clase de estudios, investigaciones, y actividades sociales, culturales y artísticas que contribuyen al conocimiento y a los designios para las que dicho patrimonio fue creado.” (LEdH, s.d.) Não obstante, estes princípios, conotados e comprometidos com a religião que determinou a criação do património e lhe definiu o sentido, não prejudicam o rigor do discurso museológico, contribuindo decisivamente para a definição de um conjunto de normas e procedimentos que devem presidir à prática da museologia de religião – seja cristã, católica, ou outra – e, por inerência, a qualquer iniciativa no domínio da musealização que envolva o património intangível.

É, de resto, um modelo positivo no domínio da museologia, pelo dinamismo da atuação com exposições anuais de grande envergadura, envolvendo financiamentos elevados e amplos recursos humanos, mas também pelas atividades complementares que desenvolve: colaboração com outras instituições na realização de atividades similares; atividade editorial de monografias, periódicos e bibliografias, em diversos suportes e formatos; organização de congressos. Salienta-se, ainda, a atualização tecnológica e metodológica, quer na aplicação de soluções museográficas, quer utilização dos meios eletrónicos para a divulgação das atividades, quer, sobretudo, através do programa de digitalização do património bibliográfico e documental, que tem levado a cabo através do Centro de Digitalización de Documentos, dependente do Departamento de Arte.

Em 2002, abriu uma oficina de restauro no Monasterio de Santa María de Valbuena destinada essencialmente aos bens das dioceses de Castilla y León, mas que tem vindo a ampliar-se a outras dioceses e a bens de titularidade não eclesiástica.

Além disso, recuperando uma dimensão ancestral da Igreja que permitiu a constituição de uma parte substancial dos acervos que fundamentam a História da Arte ocidental, a fundação tem vindo a apoiar as artes e os artistas, promovendo os seus trabalhos em exposições na sede da fundação.

Por isso, ganhou agora o prémio Patrimonio 2014.

Por tudo isto, constitui um notável exemplo para os museus e instituições culturais. Quem dera houvesse mais, quem dera que os exemplos viessem de outros quadrantes, quem dera que este exemplo ganhasse seguidores e disso houvesse proveito para o património e os seus fruidores, que somos nós.

Felicitações a Las Edades del Hombre.

Las Edades del Hombre

Las Edades del Hombre

Referência bibbliográfica:
GCPHE. (2014, 12 jul.). La Asamblea de Alcaldes del Grupo Ciudades Patrimonio de la Humanidad celebrada hoy en Mérida otorga el Premio Patrimonio a la Fundación Las Edades del Hombre [nota de imprensa]. Disponível em: http://www.ciudadespatrimonio.org/salaprensa/notaprensa.php?id=133

Fontes das imagens:
Logotipo: http://www.lasedades.es/images/Logotipo.png
Mosteiro: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0c/Valladolid_monasterioValbuena01_lou.jpg
Eucharistia: http://www.eldiario.es/cultura/arte/Edades-Hombre-Aranda-religion-cultura_0_256875107.html

One thought on “Las Edades del Hombre, prémio Patrimonio 2014

  1. Pingback: Premio Patrimonio 2014 | Tourism Innovation Lab

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s