Um blogue para “Coleccionar design”

Galeria Bessa Pereira, em Lisboa, tem vindo a superar o objetivo meramente comercial, levando a cabo uma série de iniciativas de divulgação do design português. Ao longo do primeiro ano de existência – inaugurou em abril de 2013 – sucederam-se exposições que resgataram a memória de designers portugueses colocando-os a par de criadores internacionais e articularam expressões de outras épocas com a linguagem da contemporaneidade. Ao mesmo tempo, conseguiu afirmar-se com mais de 600 Gostos no Facebook, através de uma comunicação centrada na divulgação do conhecimento, sem pretensiosismos, mas com correção.

Blogue Coleccionar Design

Blogue Coleccionar Design, 2014

Agora, dá início ao blogue Coleccionar Design, aproveitando as potencialidades de um formato mais adequado a uma informação mais densa e extensa do que aquela que é permitida numa página de Facebook.  Tem o objetivo de “proporcionar aos seus seguidores um espaço de troca de informação sobre o que em Portugal e no mundo vai sucedendo de importante relacionado com o acto de coleccionar Design de mobiliário do séc. XX”.

Como refere o texto de abertura – que não está assinado e é pena, porque está (bem) escrito na primeira pessoa – a disciplina é recente e o colecionismo de design, também por isso, ainda é incoerente e irregular. Se, por um lado, “é também inexplicável como a maior parte dos Designers portugueses do período do pós Guerra são ainda hoje completamente desconhecidos”, por outro, talvez este desconhecimento derive precisamente da falta de divulgação destes temas. A investigação académica neste domínio é ainda incipiente e a que existe ou não foi publicada ou está esgotada.

Daí a pertinência deste blogue. Sobretudo, porque, além do texto de abertura, disponibiliza já um artigo sobre José Espinho de autoria de Rui Afonso Santos, curador de Arte e Design, e autor da mais vasta e relevante obra sobre esta matéria. Numa área em que a informação é tão esparsa, todos os contributos, feitos com rigor e seriedade, se tornam fundamentais. Porque é a partir da informação que se desperta o gosto.

Fonte da imagem: http://coleccionardesign.wordpress.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s