#Museumweek: a semana dos museus ao vivo no twitter

#Museumweek
Twitter, 24 março – 31 maio 2014

#MuseumWeek

#MuseumWeek

O twitter tem a vantagem de nos obrigar a ser breves e sucintos nas mensagens. Como rede social e forma de publicação em micro-blogging, permite publicar mensagens de texto até 140 carateres imediatamente visualizadas pelos grupos segmentados de seguidores com os mesmos interesses. Os museus utilizam o twitter como meio de divulgação de serviços, visando a consolidação da marca através de frequentes atualizações, e como meio de informação de ocorrências pontuais.

Atendendo ao volume de publicações relacionadas com temas de museus e de museologia através desta plataforma, no passado dia 6 de março, o twitter e doze museus parisienses anunciaram o lançamento da semana dos museus #MuseumWeek, criando uma experiência interativa inédita e especialmente focada sobre o tema.

A #MuseumWeek ocorrerá no espaço virtual, via twitter entre 24 e 31 de março, havendo, em cada dia da semana, um tema específico para orientar os diálogos.

O objetivo é organizar uma ampla plataforma de comunicação, que reproduza em larga escala os diálogos fragmentados que se criam a pretexto de ações ou pensamentos ocasionais, pondo os usuários em contacto direto com os protagonistas e intervenientes no mundo dos museus, mas também as pessoas envolvidas nos domínios da arte, da história e da ciência. Anexo a este objetivo, a proposta é que os museus se deem a conhecer e descubram potenciais interessados, as suas perspetivas, interesses, motivações.

A notícia deste projeto cultural tornou-se viral, com índices de adesão em constante atualização. O anúncio ultrapassou a fronteira do twitter e passa a outras redes sociais, imprensa, blogues. Neste momento, pode falar-se da adesão de museus franceses, espanhóis e italianos, que configuram a iniciativa como um projeto europeu, com a participação confirmada dos museus mais relevantes, como o Louvre, o Pompidou, o D’Orsay, o Britânico, a Tate, o Prado, o Thyssen-Bornemisza, o Guggenheim…

Imagem: composição com o logo da #MuseumWeek sobre foto de Versailles (MIR, 2013).

2 thoughts on “#Museumweek: a semana dos museus ao vivo no twitter

  1. Pingback: #Museumweek: a semana dos museus ao vivo no twitter (II) | a.muse.arte

  2. Pingback: #Museumweek: a semana dos museus ao vivo no twitter | a.muse.arte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s